Cerâmica para fachada: Dicas para evitar o desplacamento

As fachadas sofrem diretamente com as intempéries climáticas que com o tempo acabam gerando patologias e degradações como fissuras, trincas e, no caso de revestimentos de porcelanatos, perda de peças ou desplacamento. Por isso, a aplicação correta de revestimentos é essencial para evitar tais problemas. Para Moacir Benedito, coordenador de obras da Dinâmica Engenharia, “a maioria dos revestimentos utilizados atualmente é a pintura/textura em função de ter muita variação de temperatura e ela fornecer mais flexibilidade e evitar o desplacamento”, destaca. Alguns detalhes ao realizar a aplicação do  revestimento em fachada são necessários a fim de evitar o desplacamento e a degradação. Confira:

 

  • O primeiro passo é realizar uma limpeza adequada da fachada;
  • Ter cuidado com o reboco, aplicar adequadamente a argamassa e esperar a cura da mesma para que ela possa ter a resistência esperada;
  • Criar as juntas de dilatação na fachada;
  • Ao fazer o revestimento, utilizar a argamassa adequada;

 

Outro detalhe importante é a aplicação correta do rejunte que funciona como uma junta e por ser flexível, permite a  movimentação e impede a infiltração de água pelo espaço entre as peças. Ainda de acordo com Moacir, a aplicação de revestimentos como a pintura deve ser evitada em períodos chuvosos, pois vai lavar e danificá-la gerando um retrabalho.

 

Normas e especificações:

A NM 137:1997 – Argamassa e concreto – Água para amassamento e cura de argamassa e concreto de cimento Portland, define que a camada de “emboço” para revestimentos externos deve ter entre 20 e 30 mm de espessura. Já a NBR 13755-2017 – Projeto e Execução de Revestimentos Cerâmicos de Fachadas e Paredes Externas com a Utilização de Argamassa Colante determina as especificações do revestimento cerâmico. Ela é um manual para projetos de revestimento seja argamassado, ou seja, cerâmico.

 

Conheça as características que determinam a especificação da argamassa ideal e os procedimentos para aplicação dos materiais:

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/revestimento-ceramico-em-fachadas-boas-praticas-de-assentamento/

 

 

 

O post Cerâmica para fachada: Dicas para evitar o desplacamento apareceu primeiro em Mapa da Obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *